26/07/2011

Aulas recreativas

Mês de Julho é um mês atípico devido as férias escolares. Por isso, fizemos aulas recreativas mas sem perder o foco educativo moral.

14/07:Criança brinca!

Deixar a criança brincar é deixar aprender, desenvolver e viver! Com as brincadeiras em grupos, as crianças aprendem a desenvolver habilidades sociais como: esperar a sua vez, decidir em grupo respeitando a opinião do próximo; desenvolvem conceitos de sequência, lógica, memória. Brincando a criança desenvolve também habilidades motoras e psicológicas além de viver, de verdade, o seu momento: ser criança! 

1° momento:alongar
2° momento:música
3° momento:prece

Perguntar: "como estão indo suas férias"? Ouvir e comentar.
Em seguida lembrar de algumas dicas para se passar bem as férias:
*Beber bastante água! lembrar que estamos no período da seca e, ás vezes,  ficamos tão empolgados que esquecemos de beber água. Então pra evitarmos ficarmos doente, água!

*Dormir bem! Muitas vezes não temos o tempo que queríamos pra dormir, quando estudamos! Nas férias temos que aproveitar! Então, nada de ficar acordado até tarde! Nosso corpinho precisa dessas horinhas de sono pra se recuperar!

*Lavar as mãos! A maioria das doenças que temos entra pela nossa boca, muitas vezes pelas nossas próprias mãos! Vamos evitar parar no hospital, justamente nas férias! Parar com a mania de pôr a mão na boca. Quando for comer algo, lavar bem as mãos antes (ensinar como se lava as mãos direito).


Com essas dicas, e tomando cuidado pra não se machucar essas férias serão super divertidas!

Mostrar as crianças o livro: Cantar e brincar -Ed:RBE

Ensinar a brincadeira: A linda rosa juvenil! A linda rosa juvenil

Mostrar outras brincadeiras!

Leia artigo sobre o tema (brincar é coisa séria) no seguinte link: Brincar é coisa séria!