21/11/2011

Símbolos de Natal

As crianças sempre ficam animadas com a proximidade do Natal!
As festas, as cores, os presentes...
Como já falamos sobre o verdadeiro significado do Natal (ver a aulinha:Natal:nascimento de Jesus) vamos entender como as pessoas comemoram o Natal pelo mundo?
O que significam todos aqueles enfeites?
Contar o seguinte conto de natal:
Vovó Natal
  Guilherme, Lucas e Anna, são crianças super inteligentes e curiosas.Vivem fazendo perguntas aos adultos sobre tudo!Essa noite não seria diferente...
  Pela primeira vez os irmãos iam passar o Natal com a Vovó Olga: por morarem muito longe só se vêem uma vez por ano!Desta vez, deu certo de ser no Natal.
  Mal chegaram, depois de receberem o abraço fofo e com cheirinho de flores da vovó, Lucas - o caçulinha - já foi logo perguntando com voz dengosa:-Vovó, não é que Papai Noel existe sim?
  Antes de responder,Guilherme com ar impaciente antecipou a avó:-Já te disse que são atores! 
  Anna, a mais velha, ainda abraçada a avó, tinha outra dúvida: -Por que a árvore de Natal é o pinheiro e não o pé de manga?Acho bem mais bonito!
  Vovó paciente como sempre, carregando os três num abraço que só as vovós conseguem dar,falou sorrindo:
   -Ah!O Natal!Cheio de símbolos coloridos, cheirinhos e sons que só nele podemos ter...
E sentando-se na cadeira de balanço continuou:
  -Lucas, esse velhinho de barba branca  foi inspirado num senhor que se chamava Nicolau e vivia na Turquia a muito tempo atrás.Conta a história que ele era muito admirado pelas pessoas por ajudar os necessitados.Então, com o tempo passou a ser chamado de Sinterklass ou Santa Claus como chamam os americanos e traduzido ficou:Papai Natal ou Papai Noel.
  Guilherme arregalou os olhos admirado mas não desistiu:-Só que ele não vive mais, ném tem trenós que voam!
  Lucas olhou para a avó esperando sua resposta.
  Vovó Olga, com sua sensibilidade, falou afagando o netinho caçula:-Realmente trenó com renas voadoras só existem nos desenhos, mas disso já sabíamos não!- disse dando uma piscadela ao Lucas.- Mas sempre tem alguém que o representa muito bem, fazendo o que ele fez:ajudando quem necessita! 
  Lucas encarou o irmão, sorrindo satisfeito.Vovó Olga continuou:-Essa história de trenó e rena, além da roupa do papai noel, foi  porque  se passava numa região muito fria onde existe neve.E essa carinha simpática desse velhinho foi criada por um desenhista chamado Thomas Nast em 1866 -não me olhem desse jeito, eu não era nascida ainda!-Completou a vovó bem humorada.
  Os três, sentados na varanda, estavam tão admirados que quase esqueceram da dúvida de Anna!Mas não a vovó Olga:
  -Quanto a árvore ser o pinheiro Anninha, é justamente por essa árvore ser mais resistente nos invernos gelados da Europa.Nós somos de nações muito novas, por isso, muitas tradições foram herdadas do outro lado do mundo.Mas nada impede que no próximo Natal nós façamos uma árvore de Natal bem bonita aproveitando a mangueira Carlota lá do quintal!
  Tão satisfeitos com a atenção que a vovó Olga deu a eles, os três sem combinar nada, correram pra abraçá-la.Lucas emocionado falou:
  -Puxa vovó, nem quero saber de Papai Noel porque já tenho uma Vovó Noel!
  E foram abraçados pra sala reverem os outros parentes.
                                                                                             Patrícia Simões
Além do papai noel e da árvore de Natal existem outros símbolos:


A estrela: representa a estrela que guiou os três reis magos,
As bolas coloridas:representam as estrelas do céu, como o mundo com Jesus pode ser iluminado,
O presépio:Significa "cocheira" ou "curral"-representa o momento que Jesus nasceu, com pequenos bonecos nas figuras de José, Maria, o bebê Jesus, os animais do estábulo...
Os sinos:os badalos que se ouviu anunciando o nascimento de Jesus

(Fonte de pesquisa e inspiração:www.brasilescola.com, natalnatal.no.sapo.pt/pag-simbolos, livro:noite feliz -Maísa Zakzuk)

Atividade:
Fazer uma árvore de Natal de Papelão ou papel cartão e colar todos os símbolos pintados pelas crianças para enfeitar a sala.
Sugestão de desenho:
Fonte:web