Educar é saber amar

Palavrinhas Mágicas (começando a evangelização na casa espírita)




Palavrinhas Mágicas

Nessa aula trabalhamos as palavras de boas maneiras, conhecidas como palavrinhas mágicas. 
Ideal para ser desenvolvida no início das atividades do ano, para já levar ao grupo de crianças a necessidade de ser simpático com os colegas e outras pessoas.



Música: Deus é bom pra mim

Sempre é bom iniciar atividades que envolvam crianças, principalmente as pequenas com músicas. Procuramos cantar músicas que transmitam bons sentimentos, que possa ser fácil de memorizar e que tenham oportunidade de brincar, exercitar o corpo, para além de tudo descontrair os mais tímidos e envolver a todos.

Essa musiquinha possui uma coreografia com as mãos e todas as vezes que repetimos trocamos as palavras de lugar, mudando também essa coreografia. Depois repetimos tudo mais rápido. As crianças adoram!
Em nossas aulinhas adaptamos a letra da música e ficou bem interessante:


Deus é bom pra mim, Deus é bom pra mim
Seguro estou, com Ele eu vou
Deus é bom pra mim.

Pra mim Deus é bom, pra mim Deus é bom
Seguro estou, com Ele eu vou
Deus é bom pra mim.

É bom Deus pra mim, é bom Deus pra mim
Seguro estou, com Ele eu vou
É bom Deus pra mim. 
                                                                                                      
                      

Se você está contente

Como a primeira música é pequena, dependendo do tempo disponível para desenvolver essa primeira parte, podemos cantar essa música também.


Essa musiquinha também trabalha com movimentos e é muito conhecida em várias versões espalhadas pelo mundo. Esse vídeo acima é apenas uma sugestão.

Prece de abertura

Como o objetivo dessas aulinhas é antes de mais nada um envolvimento com a espiritualidade do mundo, no nosso caso fazemos uma prece lembrando de Jesus, dos Espírito de Luz, de Deus. 
No entanto, em outras instituições religiosas, ou educativas, pode ser feito um momento de reflexão, de inspiração para que a paz, o respeito, o amor ao próximo prevaleça.
Em nosso caso, pedimos a Deus que nos proporcione um momento de aprendizado, com muita harmonia e fraternidade e encerramos com um Pai Nosso e uma Ave Maria, por tradição dos participantes do grupo.




Relembrar as palavrinhas mágicas

Explicar às crianças porque denominamos Palavrinhas Mágicas. Pelo fato de nos sentirmos melhor, tanto quando dissemos quanto nos falam. Evita que pessoas reajam de maneira grosseira ou mesmo nervosa, nos tornamos mais agradáveis aos olhos das pessoas. 
Ensinar o significado de cada palavra, quando dizemos e porque dizemos e colar na parede


Mostrar a música Palavrinhas Mágicas:

Lembrar que as palavrinhas são mágicas pois têm o poder de nos fazer felizes tanto quando dissemos, quanto quando ouvimos. 


Sugestões de Atividades  

Desenhos de crianças usando as palavrinhas mágicas. Pode pedir para as crianças desenharem ou tentarem desenhar (dependendo da idade), ou ainda imprimir algumas ilustrações de valores para elas pintarem.