Educar é saber amar

São Francisco de Assis

Dedicaremos um espaço para falarmos de algumas personalidades que nos exemplificam com a suas vidas o verdadeiro significado de "amar ao próximo". Começaremos com:


Quem foi Francisco de Assis?


Francisco nasceu em 1181 em Assis, na Itália.
Filho de um rico comerciante de tecidos, passou boa parte de sua juventude aproveitando tudo que a riqueza do seu pai lhe dava: ia para as festas sem se preocupar com nada...



Aos vinte anos alistou-se no  exército onde começou a combater pelo Papa. Um dia sonhou: "trabalhe para o patrão e não para o servo". Não chegou a lutar, mas durante esse tempo começou a se sensibilizar com o sofrimento do ser humano.

De volta a sua cidade, começou a se dedicar aos doentes e pobres. Um dia, enquanto rezava, teve uma visão de Jesus lhe dizendo "Francisco, restaura minha casa decadente!".

Pensando que ele queria dizer para restaurar a igreja da cidade que estava em ruínas recorreu ao pai para ajudar. Diante da negativa de seu pai, Francisco resolveu vender toda a sua mercadoria e com o dinheiro obtido, restaurou a igrejinha. Seu pai, indignado, deserdou-o.

A partir daí, Francisco renunciou a todos os bens materiais e deu origem a vida religiosa.
Francisco, junto de onze companheiros, tornaram-se pregadores, levando Cristo ao povo com simplicidade e humildade. Seu trabalho envolveu toda a Itália.

Francisco morreu em 1226 (aos 45 anos), com malária, quase cego, sentindo na pele as dores das chagas de Cristo, pois apareceu em seu corpo feridas semelhantes às feridas que Cristo teve ao ser crucificado (estigmas) .

Curiosidades:

  • Como ele amava intensamente a natureza e os animais é considerado protetor dos animais.
  • Seu nome era Giovanni di Pietro di Bernadone. Como seu pai era um comerciante muito conhecido e admirador da França, as pessoas apelidaram seu filho de Francesco (francês).
  • Depois que seu pai o deserdou, ele devolveu tudo o que lhe pertencia, inclusive sua roupa do corpo. Passou a vestir-se de túnica e sandálias doadas por pessoas que se sensibilizaram com sua nova vida.
  • Clara que também era filha de um nobre, passou a segui-lo e tornou-se sua fiel amiga, após assistir uma pregação de Francisco. Com ela criou a Ordem das Damas Pobres, ou Clarissas.
  • A Oração de São Francisco (Oração da Paz) na verdade é uma oração de autoria anônima, que passou a ter seu nome por refletir bem tudo o que ele pregava.
  • Criou o Cântico Irmão Sol que adaptada para o português tornou-se: Doce é sentir.
  • Nossa casa Viva Vida Kardec é assistida, espiritualmente, pela Legião de São Francisco.


Doce É Sentir

Doce é sentir em meu coração
Humildemente vai nascendo o amor.
Doce é saber não estou sozinho
Sou uma parte de uma imensa vida.
Que generosa reluz em torno a mim
Imenso dom do seu amor sem fim.
O céu nos deste e as estrelas claras
Nosso irmão sol, nossa irmã a lua
Nossa mãe terra com frutos, campos,
Flores, Fogo e o vento, o ar e a água pura
Fonte de vida de tua criatura.
Imenso dom do seu amor sem fim
Imenso dom do seu amor sem fim






Atividade:

Para atividade com as crianças, como Francisco é o patrono dos animais, fizemos uma dobradura de peixinho.


(arquivo pessoal)

Veja mais sobre Francisco de Assis: Francisco de Assis protetor dos animais

4 comentários:

  1. Ai Paty, assim como você, eu sou uma "adepta" do São Francisco de Assis... esse seu texto me emocionou profundamente. Percebi que é sempre bom voltar a ter e sentir Ele perto de ti...tenho certeza que nessas suas palavrinhas foram passadas vibrações de amor, paz e ternura transmitidas pelos irmãos de luz que acompanham você, sua família e também o centro Viva Vida Kardec. Continue assim! Beijos mana!!!!

    ResponderExcluir
  2. Caio Márcio24/8/11 9:44 PM

    Patricia!
    Eu também sou fã de São Francisco. Ele, naquela época, resgatou o sentindo real do evangelho de Jesus com seus exemplos. Sua vida foi pautada no amor,caridade,solidariedade, fraternidade e fé. Parabéns!!

    ResponderExcluir

O quê achou dessa sugestão de aula? Fique a vontade em dar sua opinião!