Educar é saber amar

Moisés e sua missão

Quem foi Moisés?

Conversar com as crianças se elas já ouviram falar, se conhecem sua história.
Em seguida contar sua história com auxilio de gravuras ou slides.

Há muitos, muitos anos atrás, bem antes de Jesus nascer, os seres humanos encontravam-se meio perdidos.Viviam em constantes conflitos, principalmente por causa de religião.No Egito, os hebreus foram escravizados por mais de 400 anos!

Deus, em sua infinita misericórdia, resolveu enviar ao mundo alguém que pudesse levar ao povo hebreu um novo rumo de vida baseado na justiça divina.Esse homem foi Moisés.
Ele nasceu hebreu, como o faraó havia mandado matar todos os recém-nascidos meninos, sua mãe, para salvá-lo, o colocou numa cesta e pôs no rio Nilo, esperando que pudesse ser adotado por alguem que o protegê-se.



Perto dali, banhava-se a princesa Termutes, filha do Faraó.Ela o encontrou e resolveu adotá-lo dando o nome de Moisés que em egípcio significa "salvo das águas".E assim, ele foi educado como um príncipe.

Certo dia, já adulto, Moisés foi defender um escravo hebreu que era surrado por um soldado egípcio e acabou matando o soldado.

O Rei Ramsés II ficou furioso!Moisés teve que fugir para o deserto, onde se tornou um pastor de ovelhas.
Moisés passou anos trabalhando como pastor, até que um dia viu um arbusto que parecia estar em chamas, mas as chamas não eram fogo!Então, ouviu uma voz lhe dizer para voltar ao palácio e pedir ao faraó a libertação do povo hebreu.


Ele foi, mas o faraó não concordou, pois usava o trabalho gratuito dos escravos para enriquecer o país, e a si mesmo.
Então Moisés disse que muitas coisas ruins aconteceriam no Egito - ele sabia disso pois era médium - via e ouvia coisas que só quem tem esse dom aflorado conseguia.
E realmente muitas coisas ruins aconteceram: muitos peixes amanhecerem mortos no rio, o país começou a sofre com uma infestação de insetos, rãs invadiram as casas e doenças se alastraram por toda a população.

Diante de tal situação, o faraó permitiu que Moisés levasse embora os escravos.
Lá se foram milhares de pessoas deixando o Egito, sendo guiados por Moisés.
Porém Ramsés se arrependeu e mandou os soldados atrás dos escravos.Moisés conseguiu fugir dos soldados com muita habilidade, pois conhecia bem o deserto, e passou a viver lá com o povo hebreu.


Esse povo encontrava-se muito revoltado,endurecido por tudo que sofrera no passado.
Constantemente brigavam entre si, muitas vezes com brutalidade , violência e desrespeito.
Nesse momento, o povo acreditava que existiam vários deuses, mas Moisés conseguiu convencê-los que existia um único Deus, que não podemos ver nem tocar, mas que ama e guia seus filhos.
Moisés, sempre esteve amparado por seus guias espirituais, ajudando a cumprir sua missão.
Foi quando recebeu como mensagem de Deus, no Monte Sinai,  os Dez Mandamentos.
 



Conversar com as crianças o que significa cada mandamento.
Levá-las á reflexão:
Será que o mundo mudou muito?Será que o povo mudou?
Ajudá-las a concluir que, apesar da maldade, da injustiça ainda existe, a principal diferença é que hoje sabemos que nenhuma maldade ficará impune: existe a justiça divina que nos leva a corrigir , mais cedo ou mais tarde, o que foi feito errado.

Sugestão de leitura os evangelizadores, pais, educadores, interessados:
Evolução em dois mundos, André Luiz: 20- corpo espiritual e religiões (religiões egipcianas, Moisés e sua missão, os Dez mandamentos) http://www.autoresespiritasclassicos.com/Chico%20Xavier/Chico%20Xavier%20-%20Serie%20Andre%20Luiz/Evolucao%20em%20dois%20mundos/EVOLU%C3%87%C3%83O%20EM%20DOIS%20MUNDOS%20(Chico%20Xavier%20-%20Andr%C3%A9%20Luiz).PDF
A caminho da Luz, Emannuel (O monoteísmo) http://www.biblioteca.radiobomespirito.com/a_caminho_da_luz.pdf
Evangelho segundo o Espiritsmo, Allan Kardec (cap. I não vim destruir a Lei) http://www.febnet.org.br/ba/file/Obras%20B%C3%A1sicas/ese.pdf


Atividade:
Pintar as ilustrações sugeridas no site Seara do Mestre: http://www.searadomestre.com.br/evangelizacao/moises.htm