Educar é saber amar

A árvore da amizade

Todos nós temos uma árvore da amizade em nossas vidas. Vou contar a vocês uma história da Turma da Mônica que nos fala sobre isso:

                                                              A árvore da amizade


Certo dia, a Mônica foi toda contente brincar com a Magali. Porém a Magali não se interessou pela brincadeira pois tinha uma coisa mais legal pra fazer com sua amiga Denise: ir ao teatro.

A Mônica até que ficou animada pois pensou que ia também. porém a Denise disse: - Meu pai só me arrumou dois ingressos: um pra mim e outro pra Magali. E os ingressos estão esgotados...
A Mônica ficou espantada com a amizade da Magali pela Denise. Depois ficou com raiva por Magali ter preferido sair com a Denise do que ficar com ela. Pensou:
- Devo rever minha árvore da amizade! - Sacudiu a árvore e a Magali e a Denise cairam dela.

-Não vou me abalar por isso. Ainda tenho uma porção de amigos!
Então encontrou Dudu, chamou ele pra brincar de dominó, mas ele que era mais chegado em vídeo game não quis nem saber do joguinho.
A Mônica, com mais raiva, sacudiu a árvore de novo e lá se foi Dudu.

Resolveu procurar por outros amigos que estariam doidos pra brincar com ela.
Enquanto caminhava foi acertada por uma bola. POF! Na cabeça e caiu tonta no chão.
Titi e seus amigos correram para socorrer, pois viram que era uma menina.

A Mônica  se recupera e disse: - Não foi nada Titi, obrig...
-AHHHHHHHHHHH! É a Mônica!!!
E saíram correndo pra bem longe com medo de apanhar.
A Mônica ficou irada! E chacoalhou a árvore da amizade deixando cair quase todos os meninos.
E saiu resmungando:- Vou dar mais uma chance pros meus amigos, pra provar quem é amigo de verdade.
Nisso encontrou o Cascão brincando com uma vassoura: - Aiôôô Prateado! Iupiii!
Mônica achou que ele brincava de bruxa.

-Não zoa Mônica! Isso aqui é o meu Prateado e eu sou o Vassoureiro Solitário!
A Mônica já ia embora triste quando Cascão disse: - Você não quer brincar comigo?
-Você quer brincar comigo?
-É claro! Até o Cavaleiro Solitário tem um parceiro!
-Sério? Eu não sabia! Quem eu vou ser?
- a Tonta!
POF! Deu-lhe a Mônica e saiu esbravejando com raiva. Sacudiu de novo a árvore e fez sumir o Cascão.
Em casa Mônica encheu um balão, desenhou um rosto e o levou pra rua para brincar:
-Sr. Balão, de agora em diante, você é o único amigo que tenho e amarrou numa pedra.

Enquanto isso, lá vinha o Cebolinha assoviando pela rua. Tropeçou numa pedra onde estava o balão e POOCA! Estourou o balão!
-BUÁÁÁÁ!!! Meu amiguinho! meu amiguinho!
Cebolinha disse:- Estou bem Mônica! Veja só.

A Mônica, brava, começou a bater no Cebolinha: PAF! TUM! SOC!
-Péla Mônica!!! O quê está acontecendo?!
Então a Mônica contou tudo o que aconteceu e que todos seus amigos tinham deixado ela.
Cebolinha disse que todos os meninos fugiam dela, pois era só fazer uma coisa que a desagradasse e ela já pensava em bater!
Mônica concordou que ás vezes era um pouco "enérgica" demais, mas e a Magali?
-Por que ela preferiu sair com a Denise?
-Ué a Denise também é amiga dela não é?
E ele a levou por um lugar cheio de árvores da amizade.

- Mônica, lepale que ao lado da sua álvole da amizade existem muitas outlas: - A álvole da amizade da Magali, a álvole  da amizade do Cascão, a minha álvole da amizade. São as álvoles da amizade de cada um dos nossos amigos! Apesar de você ser a maior fluta da Magali, ela ainda está cheia de outlas flutas menoles espelando calinho e atenção.
-E-eu nunca tinha pensado nisso... Todo mundo tem uma árvore da amizade...
-Exatamente. E as flutas menoles são as que ,ais plecisam da dedicação pala que um dia amaduleçam entendeu? Você não pode colocar uma coleila nas pessoas... e obligá-las a te seguilem de um lado pala outlo como um balão! Amizade não é isso! Você não pode obligar alguém a ser seu amigo. Amizade é uma coisa que seu conquista com  tempo e confiança. Você tem que fazer por melecer entendeu?
E foi assim que, sem querer o Cebolinha ensinou muitas coisas valiosas naquele dia:
Que nossa árvore não está sozinha no pomar das amizades.
Que só respeitando o espaço de cada uma elas poderão crescer fortes e sadias e o mais importante, novas mudinhas estão sempre nascendo e se regarmos com muita paciência e dedicação, elas poderão se tornar um dia, árvores fortes e resistentes daquelas que duram para a vida inteira!


                                                            FIM

 (adaptação da historinha em quadrinho de mesmo nome da Turma da Mônica)
Depois de contada a história com auxílio das figuras da revista, comentamos sobre o que devemos o que não devemos fazer em relação a amizade.
Depois desenhamos cartões para entregarmos a uma amiga da casa que acabou de ganhar um bebê, pois ela é nossa amiga!

Outras sugestões para se trabalhar amizade:

http://youtu.be/zFtRSy9D5-w Amizade é
https://www.youtube.com/watch?v=UO-sPrXSOc0 música da turma da Mônica: Amigo
https://www.youtube.com/watch?v=l4M9_BFJ2dI música de R2*D3 Amizade

Um comentário:

O quê achou dessa sugestão de aula? Fique a vontade em dar sua opinião!