05/07/2011

Vícios e Virtudes

Esse foi o tema do evento realizado dia 3/07/2011.
 Aqui postarei o conteúdo transmitido ao grupo infantil.:

1° dividimos em dois grupos: VERDE X AZUL
A partir de então realizamos um minicampeonato.

Regras do jogo:
1°jogo - A bola da vez!
Cada time deve escolher um participante para representar o grupo.
Em um ponto da sala estão três bolas: Uma prateada brilhante, uma preta fosca, uma bege fosca. Os dois participantes ficarão do  lado oposto da sala, e ,ao mesmo tempo, deverão caminhar, de costas, até chegarem ás bolas. Quem chegar primeiro escolhe primeiro. Anotar qual a bola cada participante escolheu e reservar para revelar no final.

2° jogo: Qual o presente?
Escolhidos os participantes, deve-se vendar seus olhos. De um lado da sala três pacotes de presente (mesmo peso, mesma cor, mas tamanhos diferentes:grande, médio e pequeno) de outro as crianças que percorrerão o caminho até os presentes: desta vez, uma por vez. A criança deverá apalpar e assim escolher o presente. Anotar qual foi o escolhido e deixar no mesmo lugar para dar a chance pro próximo escolher.

3° jogo:Mapa do tesouro!
Sorteia quem será o primeiro. Mostrar dois mapas do tesouro: Um simples outro mais complexo. O outro participante ficará com o que sobrar. Reservar para ver no final.

Hora de revelar os pontos:
1° jogo: abrir as bolas. Dentro das bolas têm bilhetes com os pontos. A bola prateada vem com a mensagem: Não foi desta vez! As outras tem 1 ponto, 2 pontos.
Comentar: A bola prateada era a mais brilhante e não tinha nada! Colar a seguinte frase na parede: Nem tudo que reluz é ouro!

2° jogo: abrir os presentes. O maior presente terá o bilhete: não foi desta vez! Os outros:1 ponto, 2 pontos. Comentar: O maior presente não tinha nada! Colar a frase: As aparências enganam!

3° jogo: Fazer a leitura do mapa com cada grupo. O mapa mais simples, no final terá um bauzinho com o texto: Parabéns! Você ganhou o direito de imitar um bichinho! Cada integrante do grupo deverá imitar um bichinho. No mapa mais complexo no final terá um baú com a mensagem: Parabéns! Você achou o tesouro! Somar os pontos para ver quem ganhou.
Comentar: O mapa mais difícil era o correto! Colar a seguinte frase: 

Quando for fácil demais, desconfie!

Explicar que na vida é assim: ás vezes o que parece fácil, o que parece mais bonito na verdade, é uma armadilha.
Existem pessoas que aparecem do nada nos oferecendo coisas que parecem boas (balas, dinheiro, vantagens). Por quê ???
Não aceitem! Se não for o pai, a mãe, não aceitem! Pode ser algo muito ruim como drogas

O prêmio é mais valioso quando fizemos por merecer!
(colar essa frase na parede).

 Em seguida mostrar a historinha da turma da Mônica: Uma História que precisa ter fim.
Comentar com as crianças.

Outra atividade: Dividir em dois grupo: desta vez misturar os times.
Devemos aprender a separar as coisas boas das coisas ruins. Temos dois cartazes: Virtudes (coisas boas), Vícios (coisas ruins). Espalhar pelo chão figuras para os grupos analisarem se são boas ou ruins.Depois de dividido, colar nos cartazes e expor ao grupo os porquês.
Nesse grupo todos foram vencedores e distribuir "medalhas de ouro" feitas de cartolina aplaudindo a participação de todos!

Finalizar com a música Alerta- da Xuxa: (Alerta)