26/07/2011

Aulas recreativas 2

Crianças adoram histórias!

Assim como as  brincadeiras, histórias também fazem parte do mundo infantil. Nesse momento o imaginário, a fantasia, auxiliam no desenvolvimento psicológico, além de contribuir com o gosto pela leitura e consequentemente pelo aprendizado educacional.

1° momento: alongamento (imaginar que é um balão que começa murchinho e vai enchendo, vai enchendo até encostar num espinho que furou o balão e foi murchando, murchando. Na terceira vez, ao invés de murchar explode: "Pow!")
2° momento: músicas
3° momento: prece

Conversar com as crianças como estão as férias.
Em seguida mostrar ás crianças que existem diversos tipos de histórias:
Histórias que tem um final engraçado - comédias, piadas.
Histórias que rimam - poesias, poemas.
Histórias que passam um ensinamento -como as parábolas de Jesus.
Histórias que contam a vida de alguns personagens como os contos de fadas...
Existem também histórias acumulativas e existem trava - língua. Explicar mostrando cada uma :

Exemplos de histórias acumulativa - acessem os link para ver as histórias

A casa que Pedro fez.
  Essa história contei com auxílio de 'mímica", fazendo com as mãos a casa, o rato, o gato...No final, todos os gestos acumulados teve um efeito bem divertido! As crianças faziam também.

.A história da coca - Bia Bedran
Passar a música e cantar com as crianças.

Exemplos de trava-língua:

um ninho de mafagafa
com sete mafagafinhos
quem desmafagaguifá ela
bom desmafagaguifador será.

Pedro tem o peito preto,
o peito de Pedro é preto;
quem disser que o peito de Pedro não é preto,
tem o peito mais preto que o peito de Pedro.

No vaso tinha uma aranha e uma rã
A rã arranha a aranha,
A aranha arranha a rã.
(tirados do livro:Cantar e brincar ed. RBE)

Boas brincadeiras!!!