Educar é saber amar

Maria de Nazaré

Como mês de Dezembro é o mês de Jesus, vamos durante esse mês falar da família de Jesus.
Vamos começar com Maria sua mãe.


Maria, nasceu em Nazaré. Filha única de Joaquim e de Ana que a tiveram em idade já avançada.
Desde cedo era especial: uma menina boa, dedicada, que foi instruida pelos sacerdotes até os 12 anos.
Nessa idade já havia perdido seus pais. Então conforme os costumes da época, ela ficou noiva de José, que era bem mais velho que ela mas seria também responsável por protegê-la.
Poucos anos depois Maria engravidou. Tanto ela quanto José receberam a mensagem do Anjo Gabriel avisando que o filho que eles esperavam era enviado por Deus para salvar a humanidade.
Maria juntamente com José enfrentaram humildemente todas as dificuldades da época. Perseguição dos romanos, frio, fome, pobreza... Mas não esmoreceram.Foram verdadeiros guerreiros.
Maria, confiou em José e em Deus. Apesar de ser nova, e nunca ter sido mãe antes, se manteve forte protegendo seu filho dentro de sua barriga. Deu á luz numa estrebaria, sem apoio de nenhuma parteira ou outra mulher. Só tinha a companhia de José e dos animais, mas na verdade a espiritualidade amiga também  a acompanhava, talves foi isso que lhe fez sentir-se segura...


Depois de toda dificuldade, Maria foi uma ótima mãe. Protegeu, cuidou e amou Jesus com toda dedicação. Tudo que uma criança precisa para crescer saudável Maria fez. Eles viviam numa casa simples, sustentados pelos serviços de carpintaria de José, mas o que mais importava não faltava: o amor dos pais.
Maria sempre esteve ao lado de Jesus. Mesmo depois que ele cresceu e começou a viajar com seus apóstolos para levar adiante suas lições, ela estava com ele. Até o dia de sua crucificação quando sofreu a perda de um filho.


Maria continua nos ajudando lá do plano espiritual. Existem relatos (como no livro: memórias de um suicida), que Maria atua com sua falange de anjos no socorro de almas sofredoras. Ela continua sua existência de amor ao próximo ajudando e orando por nós.
Nosso amigo Chico Xavier, psicografou uma mensagem de Emmanuel que relata como era Maria. Um pintor fez o quadro baseado nessas caracteristicas:


Dica aos pais e vangelizadores: Leia mais sobre Maria neste linkMaria

Portanto, lembremos de Maria como a mãe de Jesus que fez de tudo para Jesus crescer saudável e cumprir sua missão, além disso ora por toda humanidade.



Atividade:
Vamos pintar e montar o presépio: