Educar é saber amar

Valores (virtudes)

Contar às crianças a seguinte história:

Parábola da Torre

Certo dia, um fazendeiro quis construir uma torre para defender sua propriedade. A muito tempo atrás isso era comum - no alto da torre ficavam vigias que protegiam as terras de uma invasão ou algo parecido.

Os amigos do fazendeiro ficaram bastante animados. Queriam que começassem logo, sem demora, sem pensar muito se não acabaria desistindo.

Apesar de todo entusiasmo e incentivo dos amigos o fazendeiro resolveu fazer as coisas sem pressa. Primeiro iria fazer os cálculos das despesas da construção. Quanto iria gastar com as pedras, os tijolos e todo o material necessário para construir a torre. Procurou saber também, quanto gastaria com os trabalhadores que fariam a torre.

Só assim, depois de tudo calculado e analisado resolveu começar a obra. Recebeu muitas críticas dos seus amigos pela sua demora. Mas, o fazendeiro explicou que tudo na vida tem um valor. E que ele, para ser um homem honesto, não poderia fazer diferente do que fez para não dar prejuízo pra ninguém.


Disse aos amigos: - Sou um homem responsável. Não posso prejudicar a ninguém para que as pessoas continuem a confiar em minha palavra. Se eu tivesse começado a obra, e faltasse dinheiro no meio do caminho, as pessoas diriam que eu não cumpro com o combinado. Mas, como fiz todos os cálculos, isso não irá acontecer!

No final, depois da torre pronta, todos ficaram felizes, pois a fortaleza protegeria as propriedades do sábio e honrado fazendeiro e além disso, tiveram uma grande lição...
(adap. do livro Histórias que Jesus contou)



Perguntar às crianças se elas entenderam a história (ir relembrando passo a passo).
Qual a lição que os amigos tiveram? (deixar elas responderem).
Explicar: 


Tudo que vamos fazer devemos ter certeza que vamos conseguir concluir sem causar problemas aos outros.

Assim como as coisas tem seu valor material (as pedras, tijolos, o trabalho dos operários, tem um preço), as pessoas tem valores morais (ser honesto, responsável) que também precisa de tempo e trabalho para ser conquistado.

Vamos então construir nossa Torre da Virtude com tijolos do Bem, da Cooperação, da Honestidade, Responsabilidade, da Fé, do Amor.


Dessa forma estaremos protegendo nossa vida contra os acontecimentos difíceis que aparecerem em nossa frente!


Com o auxílio de duas caixas, uma dourada e uma preta (esta com um fundo falso - prender uma sacola no fundo e deixar as duas caixas sobre uma mesa para que não se veja o truque), dramatizar a seguinte história:

A caixinha de Deus

Tenho em minhas mãos duas caixas que Deus me deu para guardar.
Ele disse: - Coloque todas as suas tristezas na preta e todas as suas alegrias na dourada.

Nesse momento, escrever num papel todas as alegrias que as crianças lembrarem de suas vidas (se precisar usar mais folhas) e em outro papel as tristezas (também poderá usar mais folhas). E colocar nas devidas caixas.


Eu entendi suas palavras e, nas duas caixas, tanto minhas alegrias quanto minhas tristezas guardei.
Mas, embora a dourada ficasse cada dia mais pesada, a preta continuava tão leve quanto antes. Curioso, abri a preta. Eu queria descobrir o porquê, e vi na base da caixa um buraco pelo qual minhas tristezas saíam.


Nesse momento, levantar a caixa e tirar o saco com os papéis dentro. Mostrar a caixa para as crianças.


Mostrei o buraco a Deus e pensei alto: "Gostaria de saber onde minhas tristezas podem estar..."
Ele sorriu gentilmente para mim e disse: - Meu filho! Elas estão aqui comigo!

Mostrar o saco que tirou da caixa com as tristezas dentro.


Perguntei: - Deus, por que deu-me as caixas? Por que a dourada inteira a preta com o buraco?
- Meu filho, a dourada é para você contar suas bênçãos... E a preta é para você deixar ir embora suas mágoas e tristezas...


Lembre-se sempre de guardar seus momentos mais felizes e deixar ir embora as tristezas!!!


( História tirada da Página: Fórum Espírita)



Nesse momento, explicar às crianças que para termos sempre os tijolinhos de Valores (também chamados de virtudes), deveremos lembrar dessas caixinhas e deixar as tristezas irem embora pois as alegrias ajudarão a colar os tijolinhos um no outro para construir nossa torre da Virtude!


Montar uma torre da virtude com as crianças como painel para a sala. Escrever essas virtudes além de outras em retângulos de cartolina ou papel cartão como se fossem tijolos e montar uma torre com as crianças.

8 comentários:

  1. Lindo trabalho, Patrícia. Parabéns! Elizabeth

    ResponderExcluir
  2. Caio Márcio17/3/12 12:46 AM

    Patricia, foi São Francisco que te encaminhou para a Instituição. O seu trabalho é maravilhoso e as crianças a cada dia amam mais as suas aulas.
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade sim Caio!Afinal eu sonhei isso! Eu também amo esse trabalho e essas crianças!Obrigada pela oportunidade!

      Excluir
  3. Amei seu trabalho, Patrícia, muito lindo e criativo! Vou usar sua torre de virtudes num bate papo com meu grupo na FEB, no próximo sábado, dia 19/06/2021, obviamente dando os créditos para vc. Falaremos sobre Virtudes. Sua torre veio bem a calhar!!! Obrigada, irmã, muita paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou irmã! Aproveite nossas aulas e histórias a vontade! Fique na paz de Deus também!

      Excluir

O quê achou dessa sugestão de aula? Fique a vontade em dar sua opinião!