29/05/2014

Pai Nosso - parte final: Livra-nos do mal

Livra-nos do mal porque Teu é o reino, o poder e a glória para sempre.
 Assim seja 


Assim encerramos nossos estudos sobre o Pai Nosso. Lembrando que esta prece ensinada pelo Mestre Jesus, resume nossas obrigações assim como o que precisamos para evoluirmos o máximo possível.
Essas aulinhas foram baseadas no livro de mesmo nome psicografado pelo médium Chico Xavier enviada pelo Espírito Meimei.


Vamos falar um pouco mais sobre isso?
Quem foi Chico Xavier Mesmo?
Chico Xavier
Francisco Cândido Xavier, conhecido como Chico Xavier, nasceu em Pedro Leopoldo, interior de Minas Gerais, no dia 2 de Abril de 1910. Foi um dos mais conhecidos espíritas do Brasil.
Foi educado na fé católica, mas teve seu primeiro contato com a Doutrina Espírita em 1927, altura em que começou a desenvolver sua mediunidade.
Escreveu mais de quatrocentos livros mas nunca admitiu ser o autor de nenhuma obra. Pois insistia reproduzir apenas o que os espíritos ditavam. Nunca aceitou o dinheiro lucrado com a venda de seus livros, doando os direitos autorais para Federação Espírita. Parnaso de Além-Túmulo, o seu primeiro livro com 256 poemas atribuídos a poetas mortos, foi publicado pela primeira vez em 1932.
A partir dos anos 70 passou a ajudar pessoas necessitadas com o dinheiro que arrecadou com a venda dos livros. O seu nome foi muito conhecido no Brasil, por sua humanidade e assistência ao próximo.
Chico Xavier morreu em 2002 já com 92 anos de idade                                                                                                                   http://pensador.uol.com.br/autor/chico_xavier/biografia/ 

O que é Médium? E psicografia?
Médium é o intermediário entre a comunicação dos espíritos desencarnados com as demais pessoas.
Pode, pois, dizer-se que todos são, mais ou menos, médiuns. Todavia, usualmente, assim só se qualificam aqueles em quem a faculdade mediúnica se mostra bem caracterizada e se traduz por efeitos patentes, de certa intensidade, o que então depende de uma organização mais ou menos sensitiva. E de notar-se, além disso, que essa faculdade não se revela, da mesma maneira, em todos. Geralmente, os médiuns têm uma aptidão especial para os fenômenos desta, ou daquela ordem, donde resulta que formam tantas variedades, quantas são as espécies de manifestações. As principais são: a dos médiuns de efeitos físicos; a dos médiuns sensitivos, ou impressionáveis; a dos audientes; a dos videntes; a dos sonambúlicos; a dos curadores; a dos pneumatógrafos; a dos escreventes, ou psicógrafos. (Livro dos Médiuns – Allan Kardec
Psicografia então é um tipo de mediunidade, onde o médium "empresta"o braço e a mão para o espírito transmitir sua mensagem.

Quem foi Meimei?
Irma de Castro - seu nome de batismo - foi um exemplo de resignação ante a dor, que lhe ceifou todos os prazeres que a vida poderia permitir a uma jovem cheia de sonhos e de esperanças. Meimei nasceu em 22 de outubro de 1922, na cidade de Mateus Leme - MG e transferiu residência para Belo Horizonte em 1934, onde conheceu Arnaldo Rocha, com quem se casou aos 22 anos de idade, tornando-se então, Irma de Castro Rocha. O casamento durou apenas dois anos, pois veio a falecer com 24 anos de idade, no dia 01 de Outubro de 1946, na cidade de Belo Horizonte-MG, por complicações generalizadas devidas a uma nefrite crônica.Dias depois de seu falecimento, seu marido recebeu uma mensagem psicografada por Meimei."Meimei" era um apelido carinhoso que o casal Arnaldo-Irma passou a usar, após a leitura de um conto chamado "Um Momento em Pequim", de autor americano. Ambos passaram a se tratar dessa forma: "Meu Meimei". E, segundo Arnaldo, Chico não poderia saber disso (Meimei - expressão chinesa que significa "amor puro"). 
 Meimei autora de vários livros psicografados por Chico Xavier, entre eles: "Pai Nosso", "Amizade", "Palavras do Coração", "Cartilha do bem", "Evangelho em Casa", "Deus Aguarda", "Mãe" etc
Nessas aulinhas foi  utilizado também o dvd Pai Nosso - uma produção TV CEI
O dvd são desenhos animados baseados no livro. Além dos vídeos utilizados, possui historinhas que complementam as lições. Vale a pena adquirí-lo. Disponível em livrarias espíritas e na internet.

Os vídeos aqui utilizados estão disponíveis no Youtube nesse link:


Atividade: