Educar é saber amar

Allan Kardec ( 3 de Outubro de 1804 a 31 de março de 1869)




Hipolyte Leon Denizard Rivail nasceu em 3 de Outubro de 1804  em Lião, na França. Filho único de João Batista Antônio Rivail (um famoso advogado na França) e Joana Luza Duhamel.

Quando nasceu, o mundo passava por grandes agitações políticas, sociais  e religiosas. As pessoas estavam muito descrentes com tantas guerras e os líderes religiosos estavam mais interessados em Poder. Por isso, desde pequeno mostrou-se interessado em estudar os problemas da vida: Os porquês das coisas, as origens dos seres...


Assim como seus pais, sempre foi um menino estudioso, bondoso, sincero e justo - qualidades que levou por toda a vida.Terminado o ensino primário, aos 12 anos, seus pais resolveram confiá-lo ao mais famoso educador da época e que até hoje é respeitado: Pestalozzi 

Pestalozzi era um homem muito inteligente, de imenso coração, foi o percursor da “escola ativa”, fundou escolas e abrigos para crianças pobres por toda Suíça. Foi  junto desse mestre sábio e bom que o menino Hipólito estudou durante 8 anos em Yverdon-les Bains, Suíça.

Aos vinte anos, o jovem pedagogo, que sofria com a intolerância de protestantes de Yverdon (por ser de origem católica), sonhava com uma reforma espiritual que fizesse desaparecer os ódios religiosos e prevalecesse os ensinamentos do amor de Jesus.

De volta a França continuou a lecionar e fundou o  Instituto Educacional Técnico (juntamente com um tio) onde procurou usar os métodos que aprendera com Pestalozzi. Além de dar aula, continuou os estudos (sabia várias línguas: francês, inglês, holandês, alemão, italiano e espanhol e se formou em Medicina).

Aos vinte e oito anos se casara com Amélia Boudel: professora, poetisa e pintora.
Devido às dívidas contraídas pelo seu tio (viciado em jogo), teve que fechar o instituto e passou a trabalhar dia e noite para manter seus compromissos, mas nunca deixara de lado a caridade: continuou dando aulas grátis aos estudantes pobres.

Em Paris, fenômenos mediúnicos atraíam muita gente: as “mesas girantes”. Como estudioso dos “porquês” desde cedo (ainda jovem também começara os estudos sobre magnetismo), em 1854 (Hipólito  com cinquenta anos) passou a assistir esses fenômenos no intuito de estudar.


Nessas  sessões especiais, em casas de pessoas de índole inquestionável, que surgiu o Livro dos Espíritos. Através  de um Espírito chamado Zéfiro, recebeu a informação que, em outra vida, se chamara Allan Kardec, era druida e esse Zéfiro era seu amigo. Passou assim a ser chamado .

O Livro dos Espíritos foi escrito contendo perguntas e respostas obtidas nessas sessões pelo Espírito da Verdade. Assim, surgiu o Espiritismo. Assim, surgiu a missão de Allan Kardec de divulgar as novas lições trazidas do mundo espiritual. Lições que confortam, explicam e traduzem os ensinamentos do Mestre Jesus Cristo.

Amélia e Allan Kardec

Foram vários anos trabalhando duro na divulgação da Doutrina Espírita. Sofreu perseguição por padres e bispos, mas a todos respondia com o perdão e sempre que necessário explicava os assuntos com dedicação e clareza.

Em 31 de Março de 1869, com 65 anos, seu coração parou de bater. A grande lição que podemos tirar de Allan Kardec é que a verdadeira sabedoria dos ensinamentos de Jesus está na prática: na maneira como vivemos e como lidamos com nosso semelhante.


(Fonte bibliográfica:O livro dos Espíritos -FeB ,A vida de Allan Kardec para crianças -Clóvis Tavares)

Atividade:


A) Cruzadinha de Kardec!

1- Allan Kardec nasceu no país:
2- Seu 1° nome era:
3- Seu professor na Suíça foi:
4- Quando criança queria saber os porquês das:
5- Aos______ anos voltou pra Paris.
6- Além de francês, inglês, holandês, sabia italiano, espanhol e ___________
7- Para alguns estudantes pobres dava aulas:_____________________
8- Sua profissão era:____________________
9- Qual foi a Doutrina que começou a divulgar aos 50 anos?
10- Qual a virtude que ele exemplificou e se tornou lema da Doutrina?

B) Faça um desenho de nossa instituição!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O quê achou dessa sugestão de aula? Fique a vontade em dar sua opinião!