Allan Kardec ( 3 de Outubro de 1804 a 31 de março de 1869)

Hipolyte Leon Denizard Rivail nasceu em 3 de Outubro de 1804  em Lião, na França.Filho único de João Batista Antônio Rivail (um famoso advogado na França) e Joana Luza Duhamel.
Quando nasceu, o mundo passava por grandes agitações políticas, sociais  e religiosas.As pessoas estavam muito descrentes com tantas guerras e os líderes religiosos estavam mais interessados em Poder.Por isso, desde pequeno mostrou-se interessado em estudar os problemas da vida:Os porquês das coisas, as origens dos seres...
Assim como seus pais, sempre foi um menino estudioso, bondoso, sincero e justo – qualidades que levou por toda a vida.Terminado o ensino primário,aos 12 anos, seus pais resolveram confiá-lo ao mais famoso educador da época e que até hoje é respeitado:Pestalozzi (Homem muito inteligente, de imenso coração, foi o percursor da “escola ativa”, fundou escolas e abrigos para crianças pobres por toda Suíça).Foi  junto desse mestre sábio e bom que o menino Hipólito estudou durante 8 anos em Yverdom, Suíça.
Aos vinte anos, o jovem pedagogo,que sofria com a intolerância de protestantes de Yverdom (por ser de origem católica), sonhava com uma reforma espiritual que fizesse desaparecer os ódios religiosos e prevalecesse os ensinamentos do amor de Jesus.
De volta á França continuou a lecionar e fundou o “ Instituto Educacional Técnico”( juntamente com um tio)onde procurou usar os métodos que aprendera com Pestalozzi.Além de dar aula,continuou os estudos (Sabia várias línguas:francês, inglês,holandês, alemão, italiano e espanhol e se formou em Medicina).
Aos vinte e oito anos se casara com Amélia Boudel:professora, poetisa e pintora.
Devido ás dívidas contraídas pelo seu tio (viciado em jogo), teve que fechar o instituto e passou a trabalhar dia e noite para manter  seus compromissos, mas, nunca deixara de lado a caridade: continuou dando aulas grátis aos estudantes pobres.
Em Paris, fenômenos mediúnicos atraíam muita gente:as “mesas girantes”.Como estudioso dos “porquês” desde cedo (ainda jovem também começara os estudos sobre magnetismo), em 1854 (Hipólito  com cinquenta anos) passou a assistir esses fênomenos no intuito de estudar.
Nessas  sessões especiais,em casas de pessoas de índole inquestionável, que surgiu o Livro dos Espíritos.Através  de um Espírito chamado Zéfiro,recebeu a informação que, em outra vida, se chamara Allan Kardec, era druida e esse Zéfiro era seu amigo.Passou assim a ser chamado .
O Livro dos Espíritos foi escrito contendo perguntas e respostas obtidas nessas sessões pelo Espírito da Verdade.Assim, surgiu o Espiritismo.Assim, surgiu a missão de Allan Kardec de divulgar as novas lições trazidas do mundo espiritual.Lições que confortam, explicam e traduzem os ensinamentos do Mestre Jesus Cristo.Foram vários anos trabalhando duro na divulgação da Doutrina Espírita.Sofreu perseguição por padres e bispos, mas á todos respondia com o perdão e sempre que necessário explicava os assuntos com dedicação e clareza.
Em 31 de Março de 1869, com 65 anos, seu coração parou de bater.A grande lição que podemos tirar de Allan Kardec é que a verdadeira sabedoria dos ensinamentos de Jesus está na prática: na maneira como vivemos e como lidamos com nosso semelhante.


(Fonte bibliográfica:O livro dos Espíritos -FeB ,A vida de Allan Kardec para crianças -Clóvis Tavares)

Atividade:

Cruzadinha de Kardec!


CRUZADINHA KARDEC!!!
1-Allan Kardec nasceu no país:
2-Seu 1° nome era:
3-Seu professor na Suíça foi:
4-Quando criança queria saber os porquês das:
5-Aos______ anos voltou pra Paris.
6-Além de francês, inglês, holandês, sabia italiano, espanhol e ___________
7-Para alguns estudantes pobres dava aulas:_____________________
8-Sua profissão era:____________________
9-Qual foi a Doutrina que começou a divulgar aos 50 anos?
10-Qual a virtude que ele exemplificou e se tornou lema da Doutrina?

DESENHE  A CASA ESPÍRITA QUE VOCÊ FAZ PARTE: