08/04/2011

parabola de jesus III: O semeador e a semente

1° momento: alongamento
2° momento: músicas para acordar (Desengonçada: Bia Bedran http://letras.terra.com.br/bia-bedran/561347/
3° momento: tema: O semeador e a semente
Contar a história utilizando um cenário móvel, teatralizando a história com as figuras móveis.

Jesus contou a seguinte história:
  Um homem saiu pra semear.
Algumas sementes caíram no meio do caminho. Vieram alguns passarinhos e comeram as sementes. Não dando chance á elas nem de brotarem.
  Outras sementes caíram em terreno pedregoso. Chegaram até a brotar, mas, como o térreo era cheio de pedras, as raízes das plantinhas não conseguiram se aprofundar para buscar água. então veio o Sol quente e rapidamente a plantinha secou. Morreu.
  Parte das sementes ainda, caíram em espinheiros. Os espinhos sufocaram as plantinhas, não deixaram elas crescerem. Então elas também não vingaram.
  Finalmente, as sementes que caíram no solo fértil, adubado, próprio para se plantar não só brotaram como cresceram, deram flores, frutos e rapidamente a lavoura estava cheinha...


by Patrícia Simões

  Quando Jesus contou essa história quis nos passar a seguinte lição:
  Jesus é como se fosse o semeador, as sementes são suas lições de caridade, amor ao próximo,fé que ele tenta plantar em nossos corações.
  Cada terreno em que as sementes caíram são diversas tipos de pessoas que escutam essas lições.
  As sementes que caíram no caminho, são quando as lições dadas por Jesus não fixam no coração de determinadas pessoas. Assim como os passarinhos catam essas sementes, não dando chance delas brotarem, os espíritos do mal ou pessoas ruins desviam os pensamentos dessas pessoas e não deixam essas palavras de amor brotarem nos corações delas.
  Os terrenos pedregosos, são as pessoas que até se entusiasmam com os ensinamentos de Jesus, mas esses sentimentos não vingam pois essas pessoas são levadas por comentários de outras pessoas desanimando-as. Essas sementes de Jesus não conseguem se enraizar nos corações delas.
  Quando as sementes que caíram no espinheiro são sufocadas pelos espinhos, ele compara aquelas pessoas que são dominadas por sentimentos egoístas, ambiciosos, que sufocam os sentimentos mais nobres de enxergar outras pessoas além deles mesmos.
 Finalmente, o terreno fértil, adubado, próprio para as sementes brotarem, crescerem e se multiplicarem, compara com as pessoas que escutam , entendem e praticam as lições de amor,caridade, paz, união e fé que Jesus ensinou.
(adaptação do livro:Histórias que jesus contou, Clóvis Tavares)


by Patrícia Simões

Depois comentar com as crianças a história e pedir pra elas desenharem como Jesus gostaria que nós fôssemos. Dentro de um coração.