Educar é saber amar

São Francisco de Assis

Usando figuras mostrar a história de Francisco:

" Eu, Francisco, nascido em Assis, uma bela cidadezinha da Itália, a 800 anos.

Meu pai Bernardone, um mercador de tecidos. Seus negócios iam muito bem. "Vai se chamar Francisco, em honra de minha boa esposa que veio da longínqua França. Alegrem-se comigo e participem de nossa felicidade!"

Os meus pais me amavam muito e eu crescia forte e feliz.
Assim tive uma juventude alegre e divertida.
"Francisco, venha se divertir. Beba conosco, o vinho é bom! A nossa saúde!"

Por causa de um ferimento sofrido em uma batalha tive mais tempo para pensar e refletir. Então nasceu em mim um grande descontentamento.

Um dia, aconteceu...
"Observe o estilo, as cores, o desenho. É o verdadeiro fio de flandres - dizia meu pai enquanto vendia um tecido a uma mulher.
Eu tirei toda a vestimenta luxuosa que me cobria. Fiquei apenas com a parte de baixo, feita de um tecido rústico e simples.
"O que faz meu filho? Enlouqueceu???"

Não pai. A partir de hoje, minha vida mudará. Não me interessam nem o comércio nem os lucros que esse trabalho me dá. "Você será mercador pois deve obedecer ao seu pai!"
Antes de tudo, devo obedecer nosso senhor Jesus Cristo que viveu e morreu pobre pela salvação de todos.

Então eu parti. Seguindo a voz de meu coração e de Jesus, de quem me sentia cada vez mais próximo.


Me protegi do frio intenso nas cavernas, vivi no bosque cheio de plantas quando o sol era escaldante. Alimentei-me do que encontrava. As fontes davam-me água abundante para matar a sede.
Na natureza todos os seres vivos eram meus irmãos e minhas irmãs.

Um lobo apareceu rosnando.
Oh lobo, meu irmão. Você deve se tornar bom, manso. Você deve ser amável com todas as pessoas. E não faça mal a ninguém. Brinque com as crianças. Todos vão querer bem a você.

E vocês pássaros do céu. E vocês irmãs andorinhas, voando felizes e com alegres gorjeios cantem louvores ao senhor porque ele é bom e nós somos todos suas criaturas.
Venham! Venham!



Depois de algum tempo, vários amigos me ajudavam a tratar dos feridos, alimentar os famintos, ajudar os pobres. Passaram a chamar de franciscanos.
"Frei Francisco, aonde devemos ir para pregoar louvores ao Senhor?"
Fechem os olhos e girem sobre vocês mesmos sem olhar. Pois bem, cada um siga na direção em que está. Podem ir. E saúdam a todos com essas palavras: paz e bem!

Louvado sejas oh meu Senhor por todas as tuas criaturas.
Louvado sejas por irmã água que é útil e humilde. Preciosa e pura. 
Louvado sejas oh meu Senhor por aqueles que tem forças para perdoar.
Por aqueles que sofrem.
Por aqueles que choram.
Louvemos ao Senhor e sirvamos-lo humildemente!





Atividade

 Pintar a oração de são Francisco de Assis



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O quê achou dessa sugestão de aula? Fique a vontade em dar sua opinião!