O verdadeiro respeito

História inspirada no livro: "Escuta meu filho!" Corina Novelino, pelo espírito Aura Celeste

O verdadeiro respeito


As histórias de Dona Clara já estavam ficando famosas entre os amiguinhos de Izabel. E mais um dia todos esperavam sentadinhos uma nova lição.
"-Vocês ouvirão hoje outra das edificantes passagens da vida de Jesus."
 Um dia Jesus enquanto viajava com seus discípulos pela Palestina, passava por extenso bosque, aproveitava mais uma oportunidade de transmitir algumas lições de moral.
No caminho tinham lindas florzinhas agrestes que com a vegetação apresentava contrastes com as árvores majestosas.
 Os discípulos observavam atentos e admirados tamanha beleza do mundo diante de seus olhos. Comentavam entre si, enquanto o Mestre permanecia em silêncio, ouvindo as conversas. "Caminhava com seu passo cadenciado e aspirava o perfume puro das flores e vegetais, tendo os olhos sempre voltados para a frente, como que indicar os deveres que os aguardavam na distância do caminho a percorrer".

 De repente os discípulos se detiveram com os rostos marcados por expressão de nojo. Ali estava o corpo de um cãozinho, que exalava mau cheiro, em adiantado estado de putrefação.
 Pedro procurou afastar o Mestre dali, tentando poupá-lo do mau cheiro.
 "Jesus, todavia, acercou-e dos companheiros e pôs-se a fitar o animal morto, como se estivesse diante de uma criatura humana. Sempre fora amigo dos bichinhos, protegendo-os e acariciando-os."
 Todos estavam ali observando o animal, cada um com uma expressão de que estavam ansiosos por sair daquele lugar. Alguns tampavam os narizes para evitar sentir o mau cheiro. Jesus olhava mansamente para o cão, tenho piedade do ser que jazia no chão.
 Pedro não aguentou e falou:
 "-Como cheira mal esse cão!
 O Mestre retrucou, brandamente:"
 -Que belos dentes possuía!
 Surpresos, todos passaram a observar e admirar os dentes do pequeno animal. Parecia que o Mestre mostrava aos discípulos um tesouro desconhecido.
 O Mestre prosseguiu a lição:

 " -Todos estavam empolgados com as belezas das flores e dos campos, esquecendo que devemos respeitar e amar todos os elementos da Criação Divina. O perfume das flores não saiu dos mesmos elementos que compõem o mau cheiro, que se desprende de um corpo sem vida?"
"O coração humano está sempre pronto para amar o belo e depreciar o que lhe parece feio. No entanto, não raro encontra decepções dolorosas e pode até cair no abismo enganoso das aparências..."
 A lição calara fundo nos corações dos discípulos. Em seguida, cheios de sentimentos pelo cãozinho, enterraram o animal, auxiliados por Jesus.
 Meia hora depois seguiram seu caminho, mas com a lição compreendida: a necessidade de ver em tudo o lado belo, esquecendo a crítica contraproducente e o espírito da maldade.


Dona Clara terminou a história sem nenhuma interrupção das meninas.
Depois de comentarem sobre mais uma lição de Jesus, despediram-se, deixando a vovó a meditar na confortadora tarefa que a si mesma e impusera e agradeceu a Jesus a oportunidade de servi-lo humildemente, através do aprendizado cheio de entusiasmo daquelas crianças encantadoras...
 ----------------------------------------------------------------------------------------------------    
Bela lição não?                                                      
Motivada pelo personagem Dona Clara, inspirada no projeto Maleta Viajante
(https://drive.google.com/file/d/0B9ILy3MvvRCTYlI3T0RKeWlQa0JPbG9SRldQSXNISmNVT1VZ/view?usp=sharing), iniciei o projeto Maleta de Leitura onde haverá o incentivo á  leitura para as crianças. 


Para isso, além de uma "maleta" onde serão colocados livros selecionados para as crianças lerem, ainda teremos o Cantinho da leitura; um espaço reservado para o momento da leitura.
Modelo tirado da web.
Modelo tirado da web.

Modelo tirado da web.

Para auxiliar no desenvolvimento da leitura, além do momento da leitura onde a professora conta uma história ou apresenta um livro ás crianças, podemos utilizar essa ferramenta:  ficha de leitura - onde será acompanhado o entendimento da criança sobre o livro.


Ler é essencial, para o aprendizado. No mundo moderno, nossas crianças estão muito mais ágeis na utilização de produtos eletrônicos e tecnológicos, mas quando o assunto é pensar, ler e interpretar... Precisamos resgatar a leitura mesmo porque, um espírito em evolução precisa estudar e ler muito!!!

Por que ler é importante?
(Sabrina Vilarinho –redação do  site :mundoeducacao.com)

Existem vários porquês da importância da leitura! Todo mundo sabe que ler é essencial, mas a maioria acha muito difícil! 

Com o intuito de despertar seu interesse pela leitura, vejamos alguns motivos pelos quais você deva começar ou continuar a ler: 
Sugestão de Site para ler: http://www.lendo.org/


1. Entendimento: uma boa leitura leva a pessoa ao entendimento de assuntos distintos. Afinal, o que é entender senão compreender, perceber? Como você saberá conversar sobre determinado tema se não tem percepção ou se não o compreende? 



2. Cultura: através da leitura temos possibilidade de ter contato com várias culturas diferentes. Sabemos como determinado povo se comporta, os motivos pelos quais agem de forma distinta da nossa. Além disso, compreendemos melhor o outro quando passamos a saber a história de vida que o cerca. Consequentemente, lidamos melhor com quem é diferente de nós e não temos uma opinião pobre e geral das circunstâncias. 



3. Reflexivos: lendo, nos tornamos reflexivos, ou seja, formamos uma ideia própria e madura dos fatos. Quando temos entendimento dos vários lados de uma mesma história, somos capazes de refletir e chegar a um consenso, que nos traz crescimento pessoal. 



4. Conhecimento: através da leitura falamos e escrevemos melhor, sabemos o que aconteceu na nossa história, o porquê de nosso clima e do idioma que falamos, dentre muitas outras possibilidades. 



5. Leitura dinâmica: quem lê muito, começa a refletir mais rápido. Logo, adquire mais agilidade na leitura. Passa os olhos e já entende sobre o que o texto está falando, a opinião do escritor e a conclusão alcançada. 



6. Vocabulário: esse item é fato, pois quem lê tem um repertório de vocábulos muito mais avançado do que aquele que não possui essa prática. 



7. Escrita: com conhecimento, reflexão e vocabulário é óbvio que o indivíduo conseguirá desenvolver seu texto com muito mais destreza e facilidade. Quem lê, se expressa bem por meio da escrita. 



8. Diversão: sim, a leitura promove diversão, pois quem lê é levado a lugares que não poderia ir “com as próprias pernas”. 



9. Informação: através da leitura ficamos informados sobre o que acontece no mundo e na nossa região. A leitura informativa mais usual é o jornal impresso.

Gostou? Então?Vamos ler mais?!