20/12/2011

Refletindo sobre a Paz (assista ao Vídeo: "A Paz - Roupa Nova")

Paz
(Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre)
.
O logotipo da Campanha para o desarmamento nuclear tornou-se um símbolo da paz internacionalmente reconhecido.
Paz é geralmente definida como um estado de calma ou tranquilidade, uma ausência de perturbações agitação. Derivada do latim Pacem = Absentia Belli, pode referir-se à ausência de violência ou guerra. Neste sentido, a paz entre nações, e dentro delas, é o objetivo assumido de muitas organizações, designadamente a ONU.
No plano pessoal, paz designa um estado de espírito isento de ira, desconfiança e de um modo geral todos os sentimentos negativos. Assim, ela é desejada por cada pessoa para si próprio e, eventualmente, para os outros, ao ponto de se ter tornado uma frequente saudação (que a paz esteja contigo) e um objetivo de vida. A paz é mundialmente representada pelo pombo e pela bandeira branca.
 Paz
O mundo pede por Paz.A ausência da paz gera tristeza, angústia, sofrimento, dor.
Hoje, vemos a violência instalada em todos os lugares: nas escolas, nas ruas, nos lares.Brigas iniciadas por tão pouca coisa, transformadas em explosões de ira, ódio mortal!Um adolescente matando outro porque teve sua pipa cortada pelo cerol do outro.Homem matou outro num bar por causa de um isqueiro.Menina de 12 anos mata outra de 15 por causa de namorado.Sem contar as inúmeras notícias de atropelamento e fuga, assalto e morte, violência contra animais, abandono de filhos...
Lembro das aulas de História, onde minha professora contava as histórias dos guerreiros bárbaros e eu imaginava o horror que deveria ser...Não estamos tão diferentes deles não...
Recordo ainda  as Primeira e Segunda guerras mundiais:Hitler, Armas nucleares,...Hoje, assim como naqueles tempos, temos medo de sair de casa e não voltar.Antes, se sabia quem era o inimigo...
Voltando ainda no tempo, a mais de 2000 anos, lembro de um homem que tentou plantar o amor, a paz, o perdão e recebeu em troca a crucificação.Depois, seus seguidores sendo mortos em verdadeiros espetáculos nas arenas comidos por leões.
Tiveram ainda aqueles que dizimaram povos em nome de Deus, nas chamadas guerras santas(nunca entendi isso)...
 Mas hoje, temos violência em todos os lugares!Guerras urbanas, pressa de se chegar em algum lugar que nunca chega, falta de paciência, irritabilidade, uns querendo ser mais que os outros, outros querendo ter vantagens por fora...
A Paz.Será que cabe lugar pra Paz?É o que queremos.Mas é um exercício que começa individualmente, parando pra rever seus conceitos, suas atitudes, sua maneira de encarar os problemas.Não queira “vencer” sempre!Mesmo que esteja certo, deixe o outro com a opinião dele.Não alimente a ira do outro!Pode ser perigoso – literalmente!
Falar mais de sentimentos bons, amor, alegria, amizade.Ser verdadeiro, sem ser ofensivo; se indignar, sem grosseria; resolver discussões com inteligência; ir em busca da justiça, não da milícia.
Estimular mais as reuniões familiares, os encontros entre amigos, as confraternizações entre colegas.Lembrar que ser feliz, sorrir, abraçar e amar nos traz sensações muito melhores do que nas brigas e nas guerras.
Propagar a Paz e os sentimentos que ela nos traz.Essa é a solução.

Vídeo: A Paz - Roupa Nova http://www.youtube.com/watch?v=CU_JRKoF8Ns