18/11/2011

Natal:Nascimento de Jesus e união dos povos

Será que as crianças sabem que a palavra Natal vem de natalidade, portanto natal significa nascimento?
Comemoramos então o nascimento de Jesus Cristo!
Lembraremos um pouco como tudo aconteceu:

Jesus já era esperado pelo povo, pois os profetas disseram que o Messias (o salvador) nasceria.
Antes de nascer já era perseguido-Sabendo da profecia em quê nascera o "Rei dos reis", o imperador mandara matar todas as crianças menores de dois anos!Mas Jesus tinha sua missão e nada o impediria de nascer.Não tendo vagas nas hospedarias, José e Maria se refugiaram num estábulo (lugar onde dormem os animais) e lá Maria deu a Luz!
Jesus, dormindo numa manjedoura (lugar onde é colocado os alimentos aos animais), deu o primeiro exemplo digno do Filho de Deus: a humildade, a simplicidade.
Jesus era tão especial que uma estrela brilhou mais forte no céu, guiando assim os três Reis Magos (assim chamados por serem estudiosos dos céus, das estrelas) que sabiam da profecia e foram conhecê-lo e os pastores de ovelhas que foram avisados pelos anjos que o Messias nascera.
Por ser tão especial e ter nos ensinado durante sua vida lições de amor, paz, fé e união, que seu nascimento é comemorado até hoje confraternizando as famílias e os povos.


Trabalhar com as crianças:
  • O significado de natal pra cada uma.
  • como comemoram. 
  • Atividade:Fazer um cartão bem bonito para a turma!

O verdadeiro sentido do Natal
É trazer a esperança no amanhã.
Com Jesus, um ser tão evoluído que possui Luz própria, ressurge a fé em Deus, a confiança num futuro melhor.
O principal símbolo é o Amor.O amor que luta pela sobrevivência do seu filho.O amor que une a família e atrai os amigos.O amor que partilha presentes cujos significados são: vida, saúde e prosperidade.
O verdadeiro Papai Noel é o nosso sentimento de doar sem pedir nada em troca, de presentear o próximo com nossa dedicação e assim recebermos seu sorriso de gratidão.
Natal está ligado ás nossas emoções: sentimentos de alegria, saudades, lembranças se misturam - o que é natural pois somos humanos!
E é nesse momento, em que estamos sensibilizados, que devemos entrar na sintonia do Amor de Deus:aproveitar esse momento para renovar nossa fé e recomeçar o caminho em busca de um mundo melhor para todos!