27/08/2015

O balão de Zuzuca

Zuzuca era um garoto muito desobediente.

Vivia fazendo arte e levando bronca do seu pai. Metia-se em cada problema que seu pai vivia pensando em levá-lo a um internato. Vocês sabem o que é um internato?
estabelecimento de ensino em regime interno (www.infopedia.pt)
Mas Ritinha, sua irmãzinha menor, era muito agarrada a ele.

Sempre que acontecia alguma coisa, Ritinha suplicava ao pai que não internasse Zuzuca no colégio. Pedia a Zuzuca que não criasse mais problemas, mas Zuzuca não tinha jeito. Era teimoso mesmo.
Certo dia apareceu em casa com um papel  todo colorido. Estava satisfeito!

Chamou Ritinha e lhe disse:
_Venha ajudar-me. Vou fazer um balão!
Ao ouvir isso, seu pai, que estava na cozinha veio dizendo:
-Zuzuca, não faça balões, porque são perigosos, meu filho.
Lembre-se que no ano passado um balão subiu e caiu sobre uma fábrica, incendiando-a. Quanta gente ficou sem trabalho!Quantas famílias sofreram por falta do salário que receberam aquela fábrica! Esses brinquedos são prejudiciais ao próximo.Não faça o balão!
Zuzuca a tudo ouviu calado. Disse ao pai que não faria, e guardou o papel. Assim que o pai saiu  para o trabalho, Zuzuca foi pegar o papel e se pôs a recortar o balão. Iria montá-lo e soltá-lo quando o vento começasse a soprar. Estava radiante. Ninguém iria incomodá-lo. Quando o balão ficou pronto chamou Ritinha para vê-lo.
-Veja, Rita, olhe meu balão. Que bonito!
-Papai já disse que não é para soltar balão!

Mas o teimoso não ouvia ninguém. Acendeu a mecha do balão e este já foi subindo. De repente Paulo, o menino do vizinho atirou uma pedra sobre o balão, pois já havia aprendido na escola que os balões são prejudiciais.


O balão foi descendo, descendo e caiu sobre a casinha do gato Mimi e do cachorrinho Rex, que descansavam sobre suas almofadas.


 O fogo incendiou rapidamente a casinha, e os dois animaizinhos saíram chamuscados pelo fogo. Pobrezinhos, como estavam assustados!
Zuzuca ficou muito arrependido, pois eram seus bichinhos de estimação. Adorava os companheiros de brincadeiras. Ao ver a dor dos seus bichinhos, Zuzuca chorou e disse:
 -Nunca mais vou soltar balões! Papai tem razão!
Depois dessa lição, Zuzuca nunca mais desobedeceu. E existem muitas pessoas como Zuzuca. Só aprendem quando acontece um acidente...


Viram crianças? Devemos obedecer nossos pais pois eles nos amam e só querem o melhor para nós.
Obedecendo aos nossos pais podemos evitar acidentes que poderiam terminar em tragédias.
Por isso não se esqueçam: mesmo que sejam contrariados, procurem sempre seguir as orientações de seus pais. Com o tempo, e,
conversando com seus pais, vocês vão entender o porquê delas.


Sugestão de Atividade:

Pintar e enfeitar o balão do Zuzuca.
Assim pode!