23/05/2011

Viva Comunidade: Família



Queremos agradecer a participação de todos os amigos no evento que realizamos esse Domingo. Espero que ele tenha sido realmente enriquecedor para todos nós!

Com as crianças, o tema foi desenvolvido da seguinte forma:

1°: Acordar! Cantamos músicas para despertar.
2°: Após apresentados, mostramos ao grupo 3 quebra-cabeças que precisavam ser montados.
Escolhemos três crianças,dêmos 5 minutos para montar, e a medida que o prazo acabava trocávamos de criança. A tarefa foi concluída no prazo total de 15 minutos.
Depois de montados conversamos sobre os quebra-cabeças. Sobre o que eram.
Eram três famílias distintas.
Foram feitas perguntas sobre elas:
Como eram as famílias (pequenas, grandes,diferentes)?
O que chamou a atenção sobre elas (que nem todas tinham o pai ou a mãe, os filhos eram diferentes, cores diferentes, raças diferentes)?
Como elas estavam (felizes, tristes)?
Reservamos os quebra-cabeças e  passamos para o jogo da "batata-quente".Onde uma bolinha era passada para cada um do grupo, sentados em círculo, e quando parasse a música àquele que ficou com a bola falava sobre sua família (quem eram, como eram, quantos eram).Essa questão foi respondida com naturalidade, respeitando eventuais resistências.
Concluímos fazendo um cartaz com os quebra-cabeças mostrando que as famílias podem ser diferentes mas podem ser felizes. Para isso precisavam de cooperação, união, respeito e amor.
Encerramos com uma música alegre e cada criança desenhou sua família que foi colocada num mural e receberam uma "medalha de ouro"(na verdade era um coração de papel cartão!) por terem participado. 

crianças participando ativamente!!!
Participação da voluntária Michelle Simões