Educar é saber amar

A verdadeira amizade

Todos nós gostamos de ter amigos não é mesmo?
Ter amigos é mesmo muito bom.
Mas o que significa mesmo amizade?

Amizade é a relação afetiva entre os indivíduos. É o relacionamento que as pessoas têm de afeto e carinho por outra, que possuem um sentimento de lealdade, proteção etc.
Quem são nossos amigos?
 Pedir ás crianças que pensem e falem quais são seus amigos e o que faz deles seus amigos.
E o que você faz para ser amigo (amiga) dele (dela).


Características de um amigo:
Escrever num cartaz o que as crianças dizem - o que elas consideram importante para ser um amigo e acrescentar caso não tenha sido dito:
Fidelidade - ele não nos abandona por qualquer motivo. Procura entender o outro e conversar sobre o que possa estar atrapalhando a amizade
Honestidade - não passa por cima do Bem para agradar o amigo, nem finge que está tudo bem se estiver chateado com alguma coisa.
Sinceridade - Fala a verdade sobre seus sentimentos, suas atitudes.
Respeito - entende o amigo. Não o obriga a ser do jeito que o outro quer nem a fazer o que ele não quer.
Solidariedade- procura ajudar ao amigo se estiver triste ou sofrendo com algum problema.
Felicidade: embora possa ter alguns momentos ruins, geralmente estar com os amigos representa momentos felizes, alegres.


O amigo pode ser um grande aliado de Deus sabe por quê? Porque ele tenta evitar que  "entremos numa fria". Por ele nos conhecer bem e gostar da gente, procura nos ajudar com nossos problemas, nos aconselhando a seguir sempre o melhor caminho. Para isso vale até pedir ajuda pros pais ou professores.

Atenção!
Mas prestem atenção crianças! Se seu "amigo" te incentiva a fazer coisas erradas - brigar, bater, xingar, desobedecer aos pais por exemplo - tomem muito cuidado e reflitam se ele é seu amigo de verdade. Amigo de verdade só quer o nosso bem nunca vai nos dar conselhos que irão nos complicar depois.  Pensem nisso!


Então crianças vamos ser amigos - mas amigos de verdade!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O quê achou dessa sugestão de aula? Fique a vontade em dar sua opinião!