27/03/12

Alimentação Saudável

Conteúdo do que foi transmitido ás crianças no Viva Comunidade:Alimentação Saudável (25/03)


1º Momento:
Fazer roda com as crianças e cantar a música:comer,comer. http://letras.terra.com.br/a-turma-do-balao-magico/711157/
Ou o vídeo quero uma salada!

2º Momento:
Separar dois grupos:A,B.
Entregar um cardápio para cada grupo.No tempo de 5 minutos as crianças deverão comprar alimentos para preencher o cardápio em cada refeição.
Na sala deverão estar espalhados numa mesa (como se fosse um balcão de feira) figuras de alimentos variados: frutas, legumes, industrializados, lanches, enlatados,etc.
(seguirá anexo de figuras que poderão ser usadas:figuras 1 e 2: alimentos.)
                                        Cardápio:
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café da manhã:
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almoço:
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lanche da tarde:
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janta:
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Nas mãos do facilitador estará um envelope com a pontuação para cada alimento certo:
 Pontuação para cada alimento certo:
café da manhã:fruta=+5,pão ou bolo= +5, leite= +5, cereal= +5
,suco natural= +5,queijo ou iogurte=+5,margarina= +1.Suco industrializado= -2,biscoito recheado= -2,salgados industrializados= -2,embutidos(salsicha,presunto, mortadela)= -2,maionese ou catchup= -2.
almoço:arroz=+5,feijão=+5,verduras=+5,legumes=+5,carne(branca ou vermelha,ou ovos)=+5,azeite= +5,suco natural ou água=+2.Batata frita= -3,Embutidos(linguiça)= -3,refrigerante= -2, enlatados= -2, maionese ou catchup= -2.
lanche da tarde:pão ou bolo ou bolacha= + 5,leite= + 5,suco natural=+5,frutas=+5,queijo ou iogurte= +5.Frituras= -3,Sanduiches= -2,refrigerante= -2, sucos ou lanches industrializados= -2, maionese ou catchup ou mostarda= -3.
Janta:arroz ou macarrão=+5,feijão=+5,verduras=+5,legumes=+5,carne(branca ou vermelha,ou ovos)=+5,suco natural ou água=+2 ou sopa:+20.Batata frita= -3,Embutidos(linguiça)= -3,refrigerante= -2, enlatados= -2, maionese ou catchup=  -2 .
Obs:Em qualquer refeição se aparecer balas e guloseimas= -1.


Ao final dos 5 minutos,somar os pontos de cada grupo. Ganha o grupo que tiver mais pontos.

Explicar para as crianças que cada alimento tem sua função para nutrir o corpo humano.Porém, deve-se evitar comer em excesso massas, alimentos industrializados e refrigerantes porque são adicionados substâncias que podem fazer mal se consumidas diariamente(ex:gordura animal, conservantes e açúcar branco).

Mostrar o desenho do corpo humano.Explicar que para que o corpo humano cumpra seu papel de locomoção e tenhamos força para viver bem precisamos ter cuidados com a alimentação.



Mostrar que existem alimentos para manter os ossos fortes(a medida que for mostrando cada parte do corpo, ir colando os respectivos alimentos.(Usar as figuras da atividade dada),para fortalecer os músculos e os órgãos.
Textos complementares:De quais alimentos cada parte do corpo necessita?

Ossos:Alimentos ricos em cálcio
Que tipos de alimentos fortalecem os ossos?
Lacticínios: Os produtos lácteos são ricos em cálcio e são facilmente digeridos e absorvidos pelo organismo. Alimentos com cálcio incluem leite, iogurte, queijo e Milk shakes.
Legumes e verduras : Muitos vegetais, especialmente os de folhas verdes, são alimentos ricos em cálcio. Tente nabiças, mostarda, couve, couve, alface, aipo, brócolos, erva-doce, repolho, abobrinha, feijão verde, couve de Bruxelas, espargos e cogumelos.
Feijão : Os feijões são uma fonte rica de cálcio, tente feijão preto,feijão, feijão branco, e ervilhas.
Ervas e temperos : Para um saboroso impulso de calcio, mas pequeno, tente o sabor da comida com manjericão, endro, erva tomilho, canela, folhas de hortelã-pimenta, alho, orégano, alecrim e salsa.
Outros alimentos : Outros alimentos bons para os ossos incluem salmão, tofu, laranjas, amêndoas, sementes de gergelim, melaço, e algas marinhas. Boas fontes de cálcio são também, cereais e sumo de laranja
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músculos: Para garantir a saúde dos músculos, além de privilegiar alimentos ricos em proteína, caso das carnes, vale apostar no carboidrato dos derivados de trigo. É que, além de ser sinônimo de energia, o nutriente colabora para a massa muscular
A nutricionista e fitoterapeuta Vanderlí Marchiori, consultora do site Trigo É Saúde e secretária geral da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva, lembra ainda que é indispensável consumir fontes de vitaminas e sais minerais, que zelam pela integridade muscular.

órgãos:
Sardinha:bom para o cérebro, coração e também para os ossos.
Azeite de oliva:bom para o coração,células,importante para o crescimento.
Alho:Bom para o f´gado,coração e fortalecimento do sistema imunológico
Laranja;bom para o coração, proteção do corpo e intestino.
Aveia;boa para o intestino e coração.
Brocolis:bom para o estômago e  proteção contra o câncer.
Soja:boa para a pele.
      mamão:olhos,intestino e pele.

Mostrar também a pirâmide dos alimentos.Explicar que ela representa o quanto nosso corpo precisa daqueles alimentos.
(figura 4 pirâmide dos alimentos)

Passar video nhoc, nhoc:  www.youtube.com/watch?v=yeBEoeQ5osw

Tarefa 2:

Dar para as crianças de cada grupo, para preencher,  a piramide conforme o cartaz.


Contar os acertos e erros. No final vem se todos acertaram.
Como prêmio para todos que participaram, uma gelatina que é uma sobremesa gostosa, porém mais saudável que certas guloseimas!

Passar a musiquinha da Turma da Mônica: 




Parabéns a todos que fizeram parte deste dia tão especial!!!

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