Educar é saber amar

Feliz Páscoa!

Perguntar ás crianças:
Vocês sabem o que se comemora nesse Domingo?
 -A Páscoa!
O que vocês sabem sobre Páscoa?
Deixar que eles falem.
O que o coelhinho e os ovos de chocolate tem a ver com essa história?
Depois de seus comentários explicar que antigamente, antes de Jesus, os motivos de se comemorar a Páscoa era a fertilidade da Terra - as boas colheitas, a produção das lavouras. A vida se renovando! As pessoas acreditavam em vários deuses e dedicavam as festividades ás deusas da natureza.

Ostara, também conhecida como Eostre (Deusa Anglo-Saxã, que significa Deusa da AuroraCeres era a deusa romana das plantas que brotam (particularmente dos grãos) e do amor maternal.A palavra cereal deriva de Ceres, comemorando a associação da deusa com os grãos comestíveis
Na mitologia grega, Perséfone  é a deusa das ervas, flores, frutos e perfumes.









Depois Jesus deu um sentindo mais significativo á Páscoa: além de nos ensinar durante toda sua vida que existe apenas um só Deus, com sua morte e seu retorno poucos dias depois, nos mostrou que a vida continua.

O que o coelhinho e os ovos de chocolate tem a ver com isso tudo?

O coelho tem a ver com a fertilidade e:
Existe  também a lenda de que uma mulher pobre coloriu alguns ovos de galinha e os escondeu, para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram os ovos, um coelho passou correndo. Espalhou-se, então a história de que o coelho é que havia trazido os ovo
O ovo é símbolo bastante antigo, anterior ao Cristianismo, que representa a fertilidade e o renascimento da vida. Muitos séculos antes do nascimento de Cristo, a troca de ovos no Equinócio da Primavera (21 de Março) era um costume que celebrava o fim do Inverno e o início de uma estação marcada pelo florescimento da natureza.

 (Acessando o link da figura, tem uma aula completa sobre o assunto).
http://evangelizaresaberamar.blogspot.com.br/2012/04/comemoremos-verdadeira-pascoa.html

O mais importante da Páscoa hoje é sabermos que Jesus permanece vivo não só em Espírito mas também em seus ensinamentos que nos auxilia em nossa evolução.

As crianças amam os coelhinhos! [:)]







Nenhum comentário:

Postar um comentário

O quê achou dessa sugestão de aula? Fique a vontade em dar sua opinião!