Educar é saber amar

O joio e o trigo

Contar para as crianças a parábola do joio e do trigo:



"Um semeador, durante todo dia, semeou grãos de trigo no seu campo.
Ao pôr do Sol voltou para casa, cansado, mas, feliz por haver realizado sua missão de trabalho. Semeara trigo e estava contente porque aquele trigo seria, em breve transformado em pão, para alimento de muita gente.



🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿
Porém, esse homem tinha um inimigo que invejava suas plantações. O inimigo era mau e queria, a todo custo prejudicar as sementeiras do fazendeiro.
'Que farei'? - pensava o inimigo. E teve a ideia maldosa de semear pequenas pedras no campo de trigo; mas, poderiam ser retiradas e seu ódio não ficaria satisfeito. Resolveu, então, semear joio onde o trigo havia sido semeado. Foi esse o plano maldoso do inimigo do semeador.

O joio é uma planta muito parecida com o trigo, mas não serve para a alimentação do homem, podendo até envenená-lo. Eis porque o inimigo do fazendeiro quis fazer a mistura do joio com o trigo no campo, visando prejudicar a colheita e causar males aos que se alimentassem do produto daquele campo.

🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿

O inimigo fez o que pensou. Durante a noite, enquanto o fazendeiro e seus trabalhadores dormiam, o homem maldoso entrou no campo e semeou joio no meio do trigal. Completada sua obra de ódio e ruindade, ele se retirou, cuidadosamente.


🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿

Algum tempo depois, quando as espigas de trigo já surgiam no campo, apareceu também o joio.
Então, os trabalhadores foram dizer ao fazendeiro o que haviam visto no campo:
-Senhor, não semeaste no campo somente boas sementes? Por que, então, está nascendo joio no trigal?
O fazendeiro já havia descoberto tudo e respondeu aos servidores:
-Foi um inimigo que fez isso...


🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿

Os trabalhadores lhe perguntaram:
-Senhor, queres que vamos agora mesmo, arrancar o joio?
O senhor, porém, lhes respondeu com uma explicação:


🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿

-Não é possível fazer isso agora. Vocês sabem que o joio é muito parecido com o trigo. Se vocês quiserem arrancar o joio, que foi plantado junto com o bom grão, arrancarão também o trigo. Na época da ceifa, eu direi aos ceifeiros que colham primeiro o joio e o atem em feixes para queimá-los; e depois juntem o trigo no meu celeiro." 
(Histórias que Jesus contou. Clóvis Tavares - Ed.Lake)
 (ilustração: Patrícia Simões)

🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿

Explicar às crianças o que Jesus quis dizer com esta parábola:


  • O semeador: É ele mesmo, Jesus, que semeia a boa semente.
  • O campoÉ o mundo, o planeta Terra onde vivemos.
  • O trigoAs boas pessoas que procuram compreender e praticar os ensinamentos de Jesus.
  • O joioAs pessoas que não querem ouvir nem seguir os ensinamentos de Jesus e preferem seguir os maus caminhos dos vícios e da maldade.
  • O inimigo(que semeou o joio): Os Espíritos inferiores que lutam contra a obra de Jesus, influenciando as pessoas ao crime, à injustiça.
  • A ceifaA época da Regeneração da Terra, quando nosso planeta deixar de ser um mundo de sofrimento para ser um mundo de aprimoramento. 
  • Os ceifeirosSão os anjos, Mensageiros da Luz, Grandes Espíritos que, em nome de Deus, vão ser os responsáveis por guiar essa transformação.

🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿

No momento em que houver essa transformação, os que desejam seguir o caminho do bem e da justiça serão distanciados daqueles que  preferem o caminho da maldade e da injustiça.

🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿🌾🌿

Então crianças, procurem cultivar sempre nos seus coraçõezinhos os sentimentos bons.
Percebam vocês mesmos como se sentem quando ficam tristes, com raiva. Dói a cabeça, o corpo, dá vontade de chorar... Isso é ruim não é?
E quando ficam felizes, emocionados? Como seu corpo se sente bem depois daquela gargalhada gostosa, ou quando alguém vos abraça agradecido! Bem melhor não é?

Como nosso planeta pode ser comparado a uma grande plantação, procure sempre cuidar de tentar plantar boas sementes que seriam as coisas boas, os bons pensamentos, o carinho pelos amigos, o agradecimento pela mamãe, por exemplo. Tentar viver como se vocês fossem o trigo.
Quando surgir ao seu redor sentimentos ruins, dor, tristeza, lembrar de pedir a Deus para lhes ajudar. Converse sobre isso com a mamãe, o papai, a professora combinado? Fique bem!




Um comentário:

O quê achou dessa sugestão de aula? Fique a vontade em dar sua opinião!